NOSSA PADROEIRA

NOSSA PADROEIRA
Nossa Senhora da Conceição

Rádio Católica de Macaiba

Horário de Atendimento na Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial

Atendimento na Secretaria Paroquial
  • Segunda à Sexta - 08h às 14h
  • Sábados - 08h às 12h
Com: Jauva Pereira e Lidiane - Atendimento
Luzemberg - Auxiliar Administrativo
Ana Camyla - Atendente Financeiro
Odete - A. S. G.
Maria das Dores - Sacristã



Atendimento do Pároco - Pe. Francisco de Assis de Melo Barbosa
  • Quarta, Quinta e Sexta - 08h às 12h

Informações
  • Telefone da Paróquia: (84) 3271-1252
  • E-mail:paroquiademacaiba@hotmail.com

AVISO

VOCÊ COORDENADOR, AGENTE DE PASTORAL, COMUNIDADE OU DE GRUPO, que gostaria de ter noticia de sua pastoral, comunidade ou grupo no nosso Blogger, deixe na Secretaria da Paróquia com JAUVA, LIDIANE ou ANA CAMYLA, para entregar aos AGENTES DA PASCOM até a quinta-feira pela manhã.

Vamos divulgar o nosso Blogger. Seja um canal de evangelização em nossa Paróquia.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Caminho para se tornar santo na Igreja Católica


O Papa João Paulo II vai ser beatificado em 1º de maio próximo, em um passo prévio à sua canonização, anunciou nesta sexta-feira (14) o Vaticano.Desde que se facilitou o caminho da canonização para os futuros santos, graças à reforma do Código de Direito Canônico de 1983, diminuíram os obstáculos e exigências para se chegar a santo.São três as etapas pelas quais deve passar o candidato a santo - confirmação das "virtudes heroicas", beatificação, e canonização -, para as quais se necessita de um milagre comprovado.
O primeiro passo para o processo de beatificação geralmente é dado pelo bispo da diocese à qual pertence o candidato e dificilmente antes dos cinco anos posteriores à sua morte.Durante a investigação, primeiro se demonstra que o candidato tinha "fama de santidade" e que merece ser proposto à canonização.O bispo e/ou leigos, ou inclusive um chamado "postulador" (espécie de advogado de defesa), levam posteriormente a proposta à Congregação para as Causas dos Santos - mais conhecida em Roma como "fábrica de santos" -, que é encarregada de dar o "nihil obstat" (permissão) para iniciar o verdadeiro processo das "virtudes heroicas".O postulador deve reunir toda a informação, de depoimentos até cartas e escritos, para demonstrar que o candidato praticava de forma "heroica" e continuada as virtudes da fé.
O informe passa, então, pelas mãos do antigamente chamado "advogado do diabo" (assim denominado porque criava mil entraves e obstáculos no caminho do candidato), atualmente conhecido como "promotor da fé", que passou a ser quase um colaborador do futuro santo, tratando de ajudá-lo indiretamente a demonstrar suas qualidades.Os teólogos consultores, os cardeais e até o papa têm o direito de opinar nesta etapa do processo, depois da qual se pode prever a beatificação, sempre e quanto se tenha demonstrado pelo menos a existência de um milagre que possa ser atribuído ao candidato.
A reforma do Código de Direito Canônico exige a demonstração de um milagre para proclamar um santo.Mas demonstrar a validade do milagre não é tarefa fácil. A Congregação para as Causas dos Santos se vale da assessoria de uma equipe de 70 médicos e vários especialistas, assim como dos estudos clínicos aos quais é submetido o indivíduo supostamente curado por um milagre.Uma primeira aproximação do fenômeno denominado "milagre" é que a cura tenha acontecido de forma instantânea, perfeita e duradoura e inexplicável cientificamente, como a de uma doença incurável ou muito difícil de se tratar. 
" Sede Santos , como o vosso pai que está nos céus é Santo. "
O papa João Paulo II em audiência no Vaticano em 30 de abril de 2003.
Fonte : G1.com 

João Paulo II Será Beatificado


O papa João Paulo II durante visita ao Rio, em 1997
O Papa João Paulo II vai ser beatificado em 1º de maio em Roma, informou nesta sexta-feira (14) o Vaticano.O pontífice Bento XVI aprovou um decreto que atribui um milagre a seu antecessor polonês.Isso significa que João Paulo II, que nasceu em 1920 e morreu em 2 de abril de 2005 após um pontificado de quase 27 anos, vai virar beato, último passo antes de ser santificado.A beatificação será feita em tempo recorde, inferior aos cinco anos habitualmente necessários para iniciar o processo .
A rapidez se explica pela "imponente reputação de santidade da qual gozava o papa João Paulo II durante a sua vida, em sua morte e depois de sua morte", explicou o Vaticano em um comunicado.O milagre atribuído a Karol Wojtyla é a cura aparentemente inexplicável da freira francesa Marie Simon-Pierre, de 50 anos, que, desde 2001, sofria do Mal de Parkinson, a mesma doença que acometeu o primeiro papa polonês da história da Igreja Católica.Vários meses depois da morte de João Paulo II, a freira, que rezava continuamente ao pontífice, se curou da doença.A comissão de cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos Santos examinou e aprovou esta semana o milagre.Apesar de haver 251 supostos milagres por intercessão de Karol Wojtyla catalogados, o postulador da causa, o sacerdote polonês Slawomir Oder, elegeu entre eles a cura da freira francesa.
Fonte : G1.com

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Irmã Dulce será Beatificada em Maio


Irmã Dulce
A Arquidiocese de Salvador anunciou que a missa de beatificação de irmã Dulce será realizada no dia 22 de maio, na capital baiana. O decreto de beatificação da religiosa brasileira foi assinado pelo papa Bento XVI no último dia 10 - é o último passo antes da canonização.Designado pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo, o padre Manoel Filho vai coordenar a missa na qual será realizado o rito de beatificação, no Parque de Exposição de Salvador. O padre também foi responsável pela organização da cerimônia de beatificação de irmã Lindalva, em 2007.
 
A abertura do processo de beatificação de irmã Dulce ocorreu em 17 de janeiro de 2000 e, em 2002, o processo foi levado para análise do Vaticano. Em 2003, o Vaticano fez o reconhecimento jurídico sobre a veracidade do milagre atribuído a irmã Dulce – ocorrido há dez anos.
 
Uma mulher, no interior da Bahia, teve um filho, sofreu hemorragia e agonizou por 18 horas. Segundo o processo de canonização, a família chegou a ser avisada que a paciente não resistiria. A família chamou o padre e ele pediu ajuda a irmã Dulce. Quando os médicos voltaram ao hospital, a mulher estava curada.
 
Irmã Dulce morreu em 13 de março de 1992, aos 77 anos. Seu nome de batismo era Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes – a adoção do nome Dulce foi uma homenagem à mãe, depois de entrar para a congregação Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

Fonte : Revista Veja