NOSSA PADROEIRA

NOSSA PADROEIRA
Nossa Senhora da Conceição

Rádio Católica de Macaiba

Horário de Atendimento na Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial

Atendimento na Secretaria Paroquial
  • Segunda à Sexta - 08h às 14h
  • Sábados - 08h às 12h
Com: Jauva Pereira e Lidiane - Atendimento
Luzemberg - Auxiliar Administrativo
Ana Camyla - Atendente Financeiro
Odete - A. S. G.
Maria das Dores - Sacristã



Atendimento do Pároco - Pe. Francisco de Assis de Melo Barbosa
  • Quarta, Quinta e Sexta - 08h às 12h

Informações
  • Telefone da Paróquia: (84) 3271-1252
  • E-mail:paroquiademacaiba@hotmail.com

AVISO

VOCÊ COORDENADOR, AGENTE DE PASTORAL, COMUNIDADE OU DE GRUPO, que gostaria de ter noticia de sua pastoral, comunidade ou grupo no nosso Blogger, deixe na Secretaria da Paróquia com JAUVA, LIDIANE ou ANA CAMYLA, para entregar aos AGENTES DA PASCOM até a quinta-feira pela manhã.

Vamos divulgar o nosso Blogger. Seja um canal de evangelização em nossa Paróquia.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pe. Ajosenildo Assume a Reitoria do Seminário






O Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, tem nova equipe de coordenação. O novo reitor é Pe. Ajosenildo Nunes, ex-administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Pureza, em Pureza; o vice-reitor é o Pe. Iranildo Virgílio da Cruz, capelão do Colégio Marista. Nas demais funções, permanecem, no Propedêutico, o Pe. Newton Coelho de Oliveira; como diretor de estudos, Pe. Paulo Henrique da Silva; diretor do Curso de Filosofia, Pe. José Nazareno Vieira da Nóbrega; diretores espirituais, Pe. Inácio de Loiola Bezerra e o Pe. Agustin Calatayud Salon; e o confessor, o Pe. Luiz Teixeira de Almeida.

O Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, deu posse aos novos diretores, durante celebração eucarística, no último dia 14. A celebração também marcou a abertura do ano letivo da instituição.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Número de Sacerdotes Aumentam em Todo Mundo

Cresce no mundo o número de sacerdotes ordenados, enquanto diminuem sensivelmente quantos abandonam escolhendo voltar ao estado laical. Está a diminuir também o número dos óbitos. Talvez as estatísticas digam pouco - fala-se de 1,4% dos novos ordenados e 3-4 por mil de defecções nos últimos anos - contudo, basta reflectir sobre o facto de que desde 1999 não se registava, no total de sacerdotes no mundo, um saldo positivo como aquele verificado em 2009, isto é, 809 a mais, para olhar o futuro com esperança renovada.
A certificar a boa notícia é o Annuarium Statisticum Ecclesiae de 2009, preparado pelo Departamento Central de Estatística da Igreja e editado pela Libreria Editrice Vaticana, que será apresentado nos próximos dias. O número total de sacerdotes naquela data era 410.593, dos quais 275.542 membros do clero diocesano e 135.051 do clero religioso. Em 1999, eram 405.009 subdivididos em 265.012 diocesanos e 139.997 religiosos. A incidência do clero diocesano e do religioso não mudou de modo significativo: respectivamente 65% e 35% em 1999 contra 67% e 33% em 2009. A soma global de sacerdotes no mundo em 2009, relativamente a 1999, sofreu portanto um aumento de 1,4% resultante do incremento de 4,0% do clero diocesano e da flexão de 3,5 do religioso. A diminuição percentual interessou a América do Norte (cerca de 7% para o clero diocesano e 21% para o clero religioso), a Europa (com 9%) e a Oceânia (com 4,6%); aumentaram os sacerdotes africanos (38,5%), os da Ásia (30,5%) e os diocesanos da América Central e do Sul. Com excepção da África e da Ásia, o clero religioso diminuiu em toda a parte. ara um quadro completo, às estatísticas sobre os sacerdotes convém acrescentar as dos católicos. Ter-se-á um quadro exacto entre procura e oferta de serviço pastoral.
No que se refere aos católicos, as percentagens de composição cresceram na África, na Ásia e na América do Sul enquanto diminuíram na América do Norte e na Europa. Se existisse um equilíbrio perfeito entre presença e solicitação de actividade pastoral, as percentagens de composição dos sacerdotes deveriam coincidir em cada área com a dos católicos. Vice-versa, do confronto entre as duas percentagens de composição dos sacerdotes e dos católicos, resulta que em 1999 existiam grandes diferenças: as percentagens dos sacerdotes superavam as dos católicos na América do Norte, na Europa, no Médio Oriente e na Oceânia; as carências de sacerdotes mais evidentes estavam localizadas na África e nas Américas do Sul e Central.
Em 2009 a superabundância relativa de sacerdotes a respeito dos católicos manifestou-se na Europa, na América do Norte e na Ásia. Ao contrário, onde em 1999 permanecia a carência relativa de sacerdotes em comparação com a dos católicos, isto é nas Américas do Sul e Central, regista-se uma diminuição da diferença (15,2% de sacerdotes contra 42,4% de católicos em 1999; 17,3% contra 42,2% em 2009). De 1999 a 2009 o número de falecimentos entre os sacerdotes foi constantemente inferior às ordenações e fez registar mediamente, neste período, 7.750 casos.
Enfim, uma observação sobre o número de óbitos de sacerdotes no mundo. Tendencialmente, está a diminuir para os sacerdotes diocesanos enquanto se pode relevar uma notável estabilidade do número dos falecidos entre os sacerdotes religiosos. Na Europa, caracterizada por um quadro sacerdotal evidentemente mais idoso, os falecimentos superam com frequência as ordenações.
A África e a Ásia que contam com uma população sacerdotal muito mais jovem, apresentam um balanço demográfico amplamente positivo; nestes continentes no total os óbitos foram cerca de um terço das ordenações no inteiro período. Quase em perfeita igualdade o balanço demográfico na Oceânia saldo positivo na América.



Fonte : L'osservatore Romano (19/02/2011) Edição em Português