NOSSA PADROEIRA

NOSSA PADROEIRA
Nossa Senhora da Conceição

Rádio Católica de Macaiba

Horário de Atendimento na Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial

Atendimento na Secretaria Paroquial
  • Segunda à Sexta - 08h às 14h
  • Sábados - 08h às 12h
Com: Jauva Pereira e Lidiane - Atendimento
Luzemberg - Auxiliar Administrativo
Ana Camyla - Atendente Financeiro
Odete - A. S. G.
Maria das Dores - Sacristã



Atendimento do Pároco - Pe. Francisco de Assis de Melo Barbosa
  • Quarta, Quinta e Sexta - 08h às 12h

Informações
  • Telefone da Paróquia: (84) 3271-1252
  • E-mail:paroquiademacaiba@hotmail.com

AVISO

VOCÊ COORDENADOR, AGENTE DE PASTORAL, COMUNIDADE OU DE GRUPO, que gostaria de ter noticia de sua pastoral, comunidade ou grupo no nosso Blogger, deixe na Secretaria da Paróquia com JAUVA, LIDIANE ou ANA CAMYLA, para entregar aos AGENTES DA PASCOM até a quinta-feira pela manhã.

Vamos divulgar o nosso Blogger. Seja um canal de evangelização em nossa Paróquia.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pastorais/ Grupos e Movimentos

Aqui algumas das pastorais que compões a paróquia.

Pastorais 





 









Jornada Mundial da Juventude : Papa e os Jovens

O programa de atividades complementares do Papa Bento XVI durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 já foi concluído e inclui encontros com voluntários, jovens professores universitários, seminaristas, deficientes e religiosas.

A JMV 2011 acontece em Madri, capital da Espanha, entre os dias 16 e 21 de agosto. Essas atividades somam-se aos eventos principais, que acontecerão no entorno da Plaza de Cibeles e do aeródromo de Cuatro Vientos.

O coordenador geral da JMJ e Bispo auxiliar de Madri, Dom César Franco, agradeceu ao Santo Padre, que "aceitou generosamente todas as nossas propostas de encontros em que vão participar os jovens", afirmou.




O encontro do Papa com os jovens professores universitários acontece no Mosteiro de El Escorial. É habitual que Bento XVI reúna-se com representantes do mundo acadêmico em suas visitas pastorais, mas é a primeira vez que o faz durante uma Jornada Mundial. A diretora do Departamento de Cultura da JMJ, Carla Díez de Rivera, destacou que “este encontro mostra a predileção que tem o Papa pelo mundo universitário e da cultura, como já demonstrou com encontros similares na Alemanha, França e Inglaterra".

O Santo Padre também visitará a Fundación Instituto San José, um centro fundado em 1899, onde trata-se de pessoas com deficiências psíquicas e físicas, gerenciado pelo Irmãos de São João de Deus. Durante essa atividade, o Papa se encontrará, nos momentos prévios à celebração da Vigília de Cuatro Vientos, com uma representação dos deficientes que participarão da Jornada Mundial, além dos residentes do centro. A Ordem Hospitalar de São João de Deus está presente nos cinco continentes, com cerca de 320 centros, abarcando um extenso leque de atividades assistenciais.

O Bispo de Roma também se encontrará com seminaristas e religiosas. Para os primeiros, celebrará uma Missa na Catedral de la Almudena. Já o encontro com as jovens religiosas acontecerá no Pátio dos Reis do Mosteiro de El Escorial.

Como cume de sua viagem à Espanha, Bento XVI se reunirá com voluntários da JMJ no recinto para diversão IFEMA, como agradecimento a todos os que, durante estes dias, terão dado seu apoio incansável e desinteressado à organização da Jornada Mundial.


Atividades principais
Os atos complementares integram-se aos atos principais da JMJ, que serão presididos pelo Papa durante sua estadia em Madri.

Na quinta-feira, 18, à tarde, Bento XVI chega a Madri. Será celebrado um ato de boas vindas com jovens de todo o mundo, na Plaza de Cibeles, um dos lugares mais emblemáticos da cidade.

Na noite de sexta, 19, celebra-se a Via Crucis da JMJ, com 14 imagens de grande valor artístico e devocional, vindas de diferentes pontos da Espanha. A celebração será no Paseo de Recoletos, entre as Plazas de Cibeles e Colón.

No sábado, 20, e domingo, 21, serão celebrados os atos em que se espera maior número de participantes: a Vigília dos jovens (sábado) e a Santa Missa (domingo), no aeródromo de Cuatro Vientos. O local fica no sudoeste da cidade, a 8 quilômetros do centro de Madri. As instalações do histórico aeródromo já acolheram, em 2003, o encontro de João Paulo II com os jovens espanhóis, em sua última visita à Espanha.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Reflexão da Semana

O sexo nos planos de Deus

Você sabe qual o sentido do sexo no plano de Deus? O sexo une e é benéfico para o relacionamento. Todavia, Deus Pai é categórico ao propor que ele seja feito apenas dentro do matrimônio. O Senhor não inclui em Seus planos a vivência do sexo fora ou antes do casamento. A vivência sexual entre o homem e a mulher tem dois sentidos no plano divino: unitivo e procriativo. O Criador disse para o casal: "Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra" (cf. Gn 1,28), e ela não está cheia ainda. Falta muito para enchê-la e, para isso, o Senhor deu ao casal a vida sexual.

Deus não quer sexo sem vida, mas também não quer vida sem sexo. Ele não quer que se tenha vida sexual e se impeça a vida de acontecer. Vida sem sexo, gerada num tubo de ensaio, gerada por fertilização, inseminação artificial, não está nos planos de Deus. Para que haja o ato sexual deve haver corações abertos à vida. Essa é a dimensão da procriação. Não há nada mais lindo neste mundo do que a maternidade e a paternidade.

O ser humano é gerado pelo ato sexual, o ato da vida. Para o casal, ele é uma fonte de vida, por isso é um ato grandioso e digno. Contudo, no mundo, o sexo encontra-se maltratado, sujo, profanado, prostituído, comercializado e, dessa forma, é comum na mente de algumas pessoas a imagem desse ato [sexo] como algo impuro, ruim.

Não, o sexo é algo belo! Há pessoas que, antes de praticarem o ato sexual, viram o crucifixo de costas, retiram as imagens sagradas do quarto, porque não compreendem a dignidade desse ato.

Além do aspecto procriativo do sexo, resta ainda o aspecto unitivo, ou seja, que une o casal. Deus disse para o casal: "Sereis uma só carne" (cf. Mc 10,8), e esta expressão significa: "Serão um só coração, uma só alma, terão um só projeto de vida, serão um". É o que o Todo-poderoso quer para o casal. Ele quer que, no momento de gerar um filho, o casal seja um. Um pelo ato sexual, que é exatamente a celebração do amor conjugal.

O sexo para o casal é a celebração mais profunda do amor conjugal, o ápice do amor. O sentimento amoroso pode ser expresso de inúmeras maneiras: dando uma flor para a pessoa amada, um abraço, um telefonema quando se está longe... Porém, a forma mais intensa, mais profunda e radical de expressá-lo é através do ato sexual, no qual não estão mais presentes as palavras; estão os corpos, a sensibilidade, os corações entregando-se um ao outro.
 

" Deus não quer sexo sem vida, mas também não quer vida sem sexo "

 

 

Fonte : Canção Nova 

Igrejas de Macaíba


1ª Igreja de Macaíba 
Capela de São José


Capela de Nossa Senhora da Soledade 
Pernambuquinho 
Aqui o 1º Arcebispo de Natal Dom Joaquim Celebrou Sua Última Missa


Capela do Imaculado Coração de Maria 
Canabrava


Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição 
Antes

Fotos : Prefeitura de Macaíba