NOSSA PADROEIRA

NOSSA PADROEIRA
Nossa Senhora da Conceição

Rádio Católica de Macaiba

Horário de Atendimento na Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial

Atendimento na Secretaria Paroquial
  • Segunda à Sexta - 08h às 14h
  • Sábados - 08h às 12h
Com: Jauva Pereira e Lidiane - Atendimento
Luzemberg - Auxiliar Administrativo
Ana Camyla - Atendente Financeiro
Odete - A. S. G.
Maria das Dores - Sacristã



Atendimento do Pároco - Pe. Francisco de Assis de Melo Barbosa
  • Quarta, Quinta e Sexta - 08h às 12h

Informações
  • Telefone da Paróquia: (84) 3271-1252
  • E-mail:paroquiademacaiba@hotmail.com

AVISO

VOCÊ COORDENADOR, AGENTE DE PASTORAL, COMUNIDADE OU DE GRUPO, que gostaria de ter noticia de sua pastoral, comunidade ou grupo no nosso Blogger, deixe na Secretaria da Paróquia com JAUVA, LIDIANE ou ANA CAMYLA, para entregar aos AGENTES DA PASCOM até a quinta-feira pela manhã.

Vamos divulgar o nosso Blogger. Seja um canal de evangelização em nossa Paróquia.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial


Endereço : Largo Cônego Estevão Dantas, 65 – Centro - 59280-000


Fones : (84) 3271-1252 - Fax: (84) 3271-2921 - Cel.: (84) 9984-0937 


E-mail : paroquiamacaiba@ntl.psi.br


Atendimentos : De Segunda à Sexta : 08:00 às 14:00 / Sábado : 08:00 às 12:00

Funcionários  : Jauva Pereira - Secretária Paroquial 
                              
                          Camila 
                                
                           Luzineide Palhares

                           Odete

                           Maria das Dores (Dorinha) - Sacristã
                              

Igreja prepara os fiéis para a vivência da Quaresma

Bento XVI em Visita ao Brasil
A Igreja Católica e os seus fiéis começarão a vivenciar o Tempo da Quaresma a partir da quarta-feira de cinzas, dia 9 de março, até a missa da Ceia do Senhor, em 24 de abril. “É o tempo de preparar a celebração da Páscoa”, diz o Diretório de Liturgia da Igreja no Brasil. Na mensagem para a abertura da Quaresma deste ano, o Papa Bento XVI a define assim: “... é o momento favorável para reconhecer a nossa debilidade, acolher, com uma sincera revisão de vida a Graça renovadora do sacramento da Penitência e caminhar com decisão para Cristo”.

Neste tempo, “a Igreja nos convida a uma revisão sincera da nossa vida, à luz dos ensinamentos evangélicos”, lembrava o Papa Bento XVI, na mensagem que publicou para a Quaresma, em 2010. João Paulo II, em 1980, numa carta dirigida à Diocese de Roma, assim descreveu a Quaresma: “Recorda o caminho que nos indicou o Senhor, com o seu jejum de 40 dias, no princípio de sua missão messiânica”.

Fonte : Jornal a Ordem Online 

Missas marcam 11 anos de beatificação dos Mártires



No próximo domingo, dia 6, a Arquidiocese de Natal comemora os 11 anos da beatificação dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, ocorrida no dia 5 de março de 2000, no Vaticano, pelo Papa João Paulo II. As comemorações acontecerão com a celebração da Santa Missa, em três lugares, domingo, dia 6: às 10h30, na comunidade Cunhaú, onde aconteceu um dos morticínios dos cristãos, e em Uruaçu, onde aconteceu o segundo morticínio.

A terceira será às 17h, na Paróquia do Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no bairro de Nazaré, em Natal. O Santuário foi inaugurado em 2009, nas comemorações do centenário de criação da Diocese de Natal. No dia 13, pela manhã, haverá outra missa, no Monumento aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, em horário ainda a ser definido.

Além das comunidades de Uruaçu, Cunhaú e o Santuário, três paróquias da Arquidiocese têm os três principais personagens do morticínio como padroeiros: o beato Mateus Moreira, na Cidade Verde; o beato André de Soveral, em Emaús, e o beato Ambrósio Francisco Ferro, no bairro do Planalto. Nessas comunidades também há momentos em comemoração aos 11 anos da beatificação dos Protomártires do Brasil.


Fonte : Arquidiocese de Natal 
www.arquidiocesedenatal.org.br

Pe. Jonerikson : Vigário Paroquial




quarta-feira, 2 de março de 2011

Paróquia Realiza Adoração

Nesta quarta-feira (03/03) acontecerá a primeira adoração a Jesus na Eucaristia realizada na Igreja Matriz.
A adoração será presidida pelo paróco, Pe. Assis e acontecerá na Igreja Matriz à partir das 19:00Hs.

Você é o Nosso Convidado !!!!!!!

Paróquia Recebe dois Seminaristas

A Paróquia de Macaíba recebeu neste último final de semana doi jovens enviados do seminário de são pedro, afim de realizarem missão durante todo este ano de 2011. São Eles : Andresson e Antônio.
Sejam Bem Vindos

                                   
                                         Andreson                                     Antônio

Ver, Julgar e Agir

Caros Internautas aqui está a continuação da matéria do Pe. Jonerikson sobre a CF 2011.

Ver.

O Aquecimento Global.

       O clima no planeta é resultado da interação de muitos fatores, inclusive dos seres que integram a biodiversidade que ele hospeda. De algum modo, cada ser que habita a Terra contribui na formação e transformação do clima. O Aquecimento Global é uma mudança climática que traz consigo uma serie de desdobramentos. Eventuais mudanças climáticas acontecem quando se registram alterações nos valores médios registrados nas temperaturas, com aumento ou diminuição.
       É cada vez mais perceptível que o planeta passa por um aquecimento, o que tem provocado uma serie de mudanças climáticas. Essa ocorrência, segundo os estudiosos do tema, se deve a um fenômeno denominado de “efeito estufa”, que se não for devidamente entendido, pode vir a ser taxado facilmente de “grande vilão” das mudanças climáticas.
       O efeito estufa é um processo natural, sem o qual a temperatura na superfície terrestre seria, durante o dia, muito quente e à noite, muito fria. Assim sendo, pode-se dizer que o efeito estufa é uma espécie de “instrumento”, mediante o qual a terra oferece uma temperatura média constante, necessária para a vida. Além disso, a temperatura do planeta oferece as condições para o desenvolvimento da atual biodiversidade que o planeta hospeda. Portanto, o efeito estufa é importante para que o clima de nosso planeta proporcione vida.

A Água.

       Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 13%, ou algo próximo a 900 milhões, vivem sem acesso à água potável. E 39% ou aproximadamente 2,6 bilhões de pessoas, não dispõem de saneamento básico. Na América Latina, 85 milhões de pessoas não têm água potável e 115 milhões vivem sem saneamento básico.


Julgar.

       Queremos vislumbrar luzes que apontam caminhos a serem trilhados por todos nós no enfrentamento dessa questão com grande esperança e firmeza em prol da preservação do planeta. A Bíblia não trata explicitamente de preservação ambiental porque tal tema não era percebido na época em que os textos foram escritos. Mas através dos textos dos livros sagrados, Deus nos chama a ter atitudes justas para cuidarmos bem da vida, o que é traduzido pela Teologia, especialmente pela Teologia da criação, da qual pinçaremos alguns apontamentos. Concluiremos com o exemplo concreto de alguém cujas atitudes para com a criação, são atualíssimas, não obstante a sua distancia no tempo. Trata-se de São Francisco de Assis, um santo que teve profunda sensibilidade em relação aos elementos criados, considerando-os todos como “irmãos”.
       A Bíblia inicia mostrando a vitória de Deus sobre o Caos, organizando o Cosmos e revelando-se como doador da vida.  E Deus disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que se movem pelo chão.” A palavra dominar vem do latim “dominus” que significa “Senhor”. Dominar significa exercer o senhorio sobre os demais, e este exercício de senhorio deve ser feito a partir do modelo de “Senhor” que é o próprio Deus.
       São Francisco é hoje um modelo para os que buscam uma relação mãos qualitativa em relação às criaturas, pois crescer a consciência de que há relações que as degradam, acarretando também a degradação do ser humano. A oração que São Francisco louva a Deus pelas criaturas, nos inspira novas atitudes e nos ajude a ser transformados pelo Espírito de Deus de modo a resgatarmos atitudes de quem cultiva e cuida do seu jardim, esta obra maravilhosa, que hoje requer socorro dos autênticos filhos de Deus, e de todos aqueles que empreendem ações sinceras e despojadas em prol do planeta.

AGIR

       A primeira parte deste texto focalizou a problemática do aquecimento global, suas conseqüências em nosso planeta e as atividades do ser humano que estão ocasionando ou no mínimo contribuindo para esta situação no planeta. A segunda etapa nos iluminou ao atualizar o projeto de Deus nosso Criador para este mundo e para o ser humano.
       A solução para que ao menos seja contido o aquecimento global dentro de patamares suportáveis, não é tão simples. É de caráter global, passa por um grande acordo entre as nações, por sacrifícios, especialmente das nações mais ricas e maiores emissoras, por melhores condições de vida de nações inteiras que ainda se encontram em condições de miséria e fome, pela diminuição do apetite de crescimento das empresas, das nações, por inovações em várias área que permitam uma pegada ecológica menor. O que certamente resultará na diminuição das emissões de gases de efeito estufa.
       Entretanto, mesmo diante disso, é alentador saber que podemos sim, fazer algo e dar o nosso contributo, ele não é só valido, mas necessário. “Toda a criação, até o presente, está gemendo como que em dores de parto” (Rm 8,23).


Propostas para o Agir.

       Como proposta temos que  observar o tempo de pausa(repouso)pois, pode ser uma boa fonte de investimento em sua própria vida, economizando dinheiro que seria gasto com médicos e remédios. Pois o repouso proposto aos domingos requer a interrupção das atividades e do ritmo oprimente destas ocupações, convida a um desprendimento destas ocupações para que cultivemos uma sadia relação com nosso Criador e Salvador, sendo como Ele, sempre capazes de amar com gratuidade. Assim, o ser humano não vai se perceber como centro do universo, pois existe um Criador, “tudo é de Deus”, o universo e a história. Com o resgate do domingo, as pessoas hão de se perceber como integrantes da criação, dom de Deus e retomar o compromisso de cuidar do jardim do Senhor.

Propostas para se Diminuir o Consumo Pessoal.

       A consciência de que cada um de nós é parte do problema, deve se reverter na convicção de que cada um pode pessoalmente dar o seu contributo para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa. Neste sentido existe uma campanha interessante onde tem como objetivo conscientizar as pessoas para que contribuam para que proporção de dióxido de carbono na atmosfera volte e não ultrapasse mais a casa dos 350 ppm.
       Para isso vamos apresentar algumas maneiras viáveis que nem sequer chegam a exigir grandes sacrifícios para que cada um possa dar o seu contributo nesta empreitada.
      
Ø  Faça de conta que as sacolas plásticas não existem: use bolas e sacolas de algodão para carregar compras.

Ø  Consuma produtos locais: o transporte de produtos que vem de longe consome petróleo e aumenta o efeito estufa.

Ø  Diminua a temperatura da geladeira, ar condicionado: assim, você vive melhor e polui menos.

Ø  Use melhor os eletrodomésticos: desligue o computador e a televisão quando não são utilizados. O modo stand-by consome energia e, portanto polui.

Ø  Troque (se puder) de carro; prefira os movidos a gás ou etanol. E, principalmente, use-os o menos possível.

Ø  Como frutas e verduras (se orgânicas, melhor): carne de ovinos e carne de bovinos são responsáveis por 18% das emissões mundiais de gás carbônico, alem de favorecer o desmatamento devido à sua exploração intensiva.

Ø  Use fraldas ecocompativeis: a biodegradaçao das fraldas tradicionais leva 500 anos.

Ø  Para conservar alimentos, use vidro e não alumínio ou plástico: esses poluem e, para a sua produção, o desperdício energético é enorme.

Ø  Escove os dentes, mas com inteligência: se deixar a torneira aberta, você joga fora 30 litros de água. Abra a torneira só quando for preciso.

Ø  Use lâmpadas econômicas: consomem 05 vezes menos e duram 10 vezes mais.

Ø  Um banho é bom se dura pouco: em três minutos, você consome 40 litros d’água. Em 10 minutos, mais de 130 litros em media.

Ø  Pense sempre que todo objeto que você usa irá se tronar lixo: faça com que ele dure o Maximo possível.

Ø  Faça coleta seletiva: é a contribuição mais inteligente e mais importante que você pode dar ao meio ambiente.

As Cidades e o Meio Ambiente.

            As populações precisam estar atentas e lutarem para algumas melhorias em suas cidades que contribuam para o seu bem estar, saúde e cuidado com  o meio ambiente.

Ø  Saneamento básico. No Brasil, apenas 04 em cada 10 domicílios têm acesso à rede geral de esgoto, enquanto o abastecimento de água potável apresenta melhores índices.

Ø  A produção de lixo no Brasil já se equipara aos padrões europeus. A media de geração de lixo no mundo está em torno de 1 kg/ por pessoa; no Brasil a media é de 1,52 Kg/ dia por pessoa.

Ø  Rever o transporte urbano, priorizando meios de transporte de massa e que utilizem fontes de energia limpas; alem disso que sejam criadas ciclovias e incentivando o uso de bicicletas.

Ø  As cidades precisam também oferecer parques de lazer para sua população, pois eles, além do lazer, podem contribuir para que muitos redescubram a necessidade da proximidade e integração com a natureza, dado que a mordenidade operou um cisão nesta relação.

Nas Comunidades Paróquias e Dioceses.

Ø  As Paróquia e Dioceses que possuírem terrenos disponíveis, promover plantio de árvores, ou plantá-las em áreas normalmente utilizadas, segundo as possibilidades.

Ø  Promover grandes mobilidades em vista desta causa, aproveitando certas datas festivas de Santos, como a de São Francisco de Assis (04 de outubro)

Reflexões finais.

            O cuidado com o meio ambiente pode ser hoje uma resposta ao amor redentor de Deus, com o Criador podemos e devemos ser cuidadores, criadores e mantenedores, ajudando a salvaguardar o direito e a dignidade de vida das gerações futuras.


Por: Pe. Jonerikson Gomes da Silva
Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Conceição - Macaíba / RN.