NOSSA PADROEIRA

NOSSA PADROEIRA
Nossa Senhora da Conceição

Rádio Católica de Macaiba

Horário de Atendimento na Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial

Atendimento na Secretaria Paroquial
  • Segunda à Sexta - 08h às 14h
  • Sábados - 08h às 12h
Com: Jauva Pereira e Lidiane - Atendimento
Luzemberg - Auxiliar Administrativo
Ana Camyla - Atendente Financeiro
Odete - A. S. G.
Maria das Dores - Sacristã



Atendimento do Pároco - Pe. Francisco de Assis de Melo Barbosa
  • Quarta, Quinta e Sexta - 08h às 12h

Informações
  • Telefone da Paróquia: (84) 3271-1252
  • E-mail:paroquiademacaiba@hotmail.com

AVISO

VOCÊ COORDENADOR, AGENTE DE PASTORAL, COMUNIDADE OU DE GRUPO, que gostaria de ter noticia de sua pastoral, comunidade ou grupo no nosso Blogger, deixe na Secretaria da Paróquia com JAUVA, LIDIANE ou ANA CAMYLA, para entregar aos AGENTES DA PASCOM até a quinta-feira pela manhã.

Vamos divulgar o nosso Blogger. Seja um canal de evangelização em nossa Paróquia.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Riacho do Sangue celebra São Sebastião

A comunidade de Riacho do Sangue , celebrou na última quinta-feira o seu padroeiro São Sebastião . A Festa Começou no dia 15/01 com celebração da santa missa , presidida pelo Pe. Assis . Todos os dias houve celebrações . Na terça-feira ( 18 ) que presidiu a Santa Missa foi o Pe. Júlio César , ex-paróco de Macaíba e atual paróco de Nossa Senhora da Candelária em Natal . Na quinta-feira , houve procissão pelas ruas da comunidade e em seguida Santa Missa presidida pelo vigário paroquial , Pe. Jonerikson Gomes .

Um Pouco da História de São Sebastião


São Sebastião nasceu em Narvonne, França, no final do século III, e desde muito cedo seus pais se mudaram para Milão, onde ele cresceu e foi educado. Seguindo o exemplo materno, desde criança São Sebastião sempre se mostrou forte e piedoso na fé.
Atingindo a idade adulta, alistou-se como militar, nas legiões do Imperador Diocleciano, que até então ignorava o fato de Sebastião ser um cristão de coração. A figura imponente, a prudência e a bravura do jovem militar, tanto agradaram ao Imperador, que este o nomeou comandante de sua guarda pessoal. Nessa destacada posição, Sebastião se tornou o grande benfeitor dos cristãos encarcerados em Roma naquele tempo. Visitava com freqüência as pobres vítimas do ódio pagão, e, com palavras de dádiva, consolava e animava os candidatos ao martírio aqui na terra, que receberiam a coroa de glória no céu.
Enquanto o imperador empreendia a expulsão de todos os cristãos do seu exército, Sebastião foi denunciado por um soldado. Diocleciano sentiu-se traído, e ficou perplexo ao ouvir do próprio Sebastião que era cristão. Tentou, em vão, fazer com que ele renunciasse ao cristianismo, mas Sebastião com firmeza se defendeu, apresentando os motivos que o animava a seguir a fé cristã, e a socorrer os aflitos e perseguidos.
O Imperador, enraivecido ante os sólidos argumentos daquele cristão autêntico e decidido, deu ordem aos seus soldados para que o matassem a flechadas. Tal ordem foi imediatamente cumprida: num descampado, os soldados despiram-no, o amarraram a um tronco de árvore e atiraram nele uma chuva de flechas. Depois o abandonaram para que sangrasse até a morte.
À noite, Irene, mulher do mártir Castulo, foi com algumas amigas ao lugar da execução, para tirar o corpo de Sebastião e dar-lhe sepultura. Com assombro, comprovaram que o mesmo ainda estava vivo. Desamarraram-no, e Irene o escondeu em sua casa, cuidando de suas feridas. Passado um tempo, já restabelecido, São Sebastião quis continuar seu processo de evangelização e, em vez de se esconder, com valentia apresentou-se de novo ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusados de inimigos do Estado.
Diocleciano ignorou os pedidos de Sebastião para que deixasse de perseguir os cristãos, e ordenou que ele fosse espancado até a morte, com pauladas e golpes de bolas de chumbo. E, para impedir que o corpo fosse venerado pelos cristãos, jogaram-no no esgoto público de Roma.
Uma piedosa mulher, Santa Luciana, sepultou-o nas catacumbas. Assim aconteceu no ano de 287. Mais tarde, no ano de 680, suas relíquias foram solenemente transportados para uma basílica construída pelo Imperador Constantino, onde se encontram até hoje. Naquela ocasião, uma terrível peste assolava Roma, vitimando muitas pessoas. Entretanto, tal epidemia simplesmente desapareceu a partir do momento da transladação dos restos mortais desse mártir, que passou a ser venerado como o padroeiro contra a peste, fome e guerra.
As cidades de Milão, em 1575 e Lisboa, em 1599, acometidas por pestes epidêmicas, se viram livres desses males, após atos públicos suplicando a intercessão deste grande santo. São Sebastião é também muito venerado em todo o Brasil, onde muitas cidades o tem como padroeiro, entre elas, o Rio de Janeiro .

Aviso Paroquial

Neste Domingo , na Igreja Matriz da Conceição , Haverá a Posse dos novos coordenadores de Pastorais , Grupos e Movimentos da Paróquia .

Inicio --> 07:30hs com a Santa Missa .

Término --> 11:00hs

Participe !!!!!!!!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mons. Penha Morre aos 84 Anos

Mons. João Penha Filho, do clero da Arquidiocese de Natal, faleceu na manhã desta segunda-feira, 17 de janeiro, na casa onde residia, no bairro do Alecrim. A partir das 14 horas, o corpo será velado na Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, no Alecrim. Amanhã, às 8h30, haverá missa de corpo presente, seguida do sepultamento, no Cemitério do Alecrim.

Mons. Penha nasceu em 23 de junho de 1926, em Touros (RN). Estudou no Seminário de São Pedro, em Natal, e no da Prainha, em Fortaleza (CE).
 
Foi ordenado sacerdote, por Dom Marcolino Dantas, na Catedral de Natal, em 15 de novembro de 1953. Nos primeiros anos de sacerdócio, atuou como vigário cooperador em várias comunidades: Santa Cruz; São José de Campestre; Currais Novos e Caicó, ambas na Diocese de Caicó; Macau, Pendências e Ipanguaçu. Entre 1963 e 1964, fez um curso, em Roma. Em 1964, retornou para Macau, onde permaneceu à frente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição até 1975.

Em 1975, o então Arcebispo de Natal, Dom Nivaldo Monte, nomeou Mons. Penha para Capelão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Em 1979, passa a assumir, também, a função de vigário cooperador da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, no bairro da Calendária. Em 1982, foi nomeado o primeiro pároco da Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, em Mirassol. Em 1996, foi nomeado pároco da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, de Touros. Ele também foi Vigário Episcopal para a Juventude, da Arquidiocese de Natal. Nos últimos anos, até 2010, foi capelão do Colégio Nossa Senhora das Neves, no Alecrim.

Mons. Penha era um entusiasta do Movimento Escoteiro. Foi presidente da Regional dos Escoteiros no RN por mais de 30 anos. Nesse período, fundou vários grupos de escoteiros no Estado.




Fonte : Arquidiocese de Natal 
www.arquidiocesedenatal.org.br

domingo, 16 de janeiro de 2011

Reflexão da Semana

Na oração conhecemos os planos de Deus


Ninguém se coloca sob o sol sem se queimar e quem se expõe exageradamente a ele vai sofrer as suas consequências. Com Deus acontece algo semelhante, pois ninguém se coloca na presença d'Ele sem ser beneficiado por Sua presença. As marcas da presença do Todo-poderoso também são irreversíveis. Irreversíveis para a nossa salvação.
Quando nós nos deixamos conduzir pelo Espírito Santo Ele nos dá liberdade. Nunca Nosso Senhor pensou em trazê-lo para perto d'Ele para tirar algo de você, muito menos para limitar a sua liberdade. Se Ele não quisesse que fôssemos livres, por que Ele nos teria criado livres?

A nossa liberdade ficou comprometida por nossa culpa, porque quem peca se torna escravo do pecado. Pelos nossos pecados e pelos vícios, que entraram em nossa vida, nós ficamos debilitados. Foi para sermos livres que o Pai do céu enviou Jesus. Deus Pai nos deu Cristo para nos libertar daquilo que nos amarrava. Deus nos mostra quais caminhos podemos seguir, mas a liberdade de escolher é nossa. O desejo do Senhor é libertar você de toda angústia, de toda opressão. O desejo d'Ele é vê-lo feliz.

"É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão" (cf. Gálatas 5,1).
Cristo amou você, morreu em uma cruz por sua causa para que você não seja escravo do pecado. O Ressuscitado nos libertou de todo o mal, de toda a armadilha do inimigo, para que permaneçamos livres. Contudo, ninguém é livre na maldade. Uma vez que o Espírito Santo o visitar não dê brecha para o pecado; Ele desbarata a tentação.
O Espírito Santo nos cura e nos liberta. Ninguém pode saber o que está em seu interior se você não abrir a boca e dizê-lo. Rezar é você ficar nu na presença de Deus. Quando você reza, você está se pondo na presença do Altíssimo. Quando você tira a roupa diante do espelho você vê o que quer e o que não quer. Na hora em que estamos rezando caem as nossas roupas, espiritualmente falando e, do mesmo modo, vemos aquilo que queremos e o que não queremos. Tudo que eu faço de mau volta para mim no momento da oração. As feridas que nós ignoramos, na oração não conseguimos ignorá-las, porque nesse momento Deus no-las revela para nos curar. No momento em que o Senhor me mostra quem eu sou, Ele também mostra quem Ele é.
No momento em que você conhece a Deus, você conhece a si mesmo, por isso rezar não é coisa para qualquer um. Na oração, Deus se revela a mim, mas Ele também me revela a mim mesmo. Se Ele me revela uma coisa que não está boa, é porque é preciso consertá-la.

Você precisa de muito perdão e de muita cura e só Deus pode lhe dar essas graças. Eu e você precisamos, na oração, pedir ao Espírito Santo que nos faça entrar em nosso coração para descobrimos o que está ruim ali dentro. Deus, que passou com você por cada caminho que você percorreu, sabe quando você foi machucado e sabe como curá-lo.

A nossa vida inteira é um processo de cura interior. Enquanto você estiver com os pés aqui nesta terra sua vida será um processo de cura interior. Não existe ninguém que, tendo rezado, Deus não lhe tenha respondido. E se Ele não o faz diretamente Ele o faz por intermédio de uma pessoa ou de um fato.

Nós precisamos aprender a ouvi-Lo na oração, para conhecermos os planos que Ele tem para nossa vida. O Todo-poderoso tem um plano de amor, um plano de realização, um plano de felicidade, Ele projetou um caminho de felicidade para você. Muitas vezes, nós não somos felizes porque esse plano não se cumpre na nossa vida. Se você não abre o seu coração para a oração, você corre o sério risco de morrer sem conhecer o plano que Deus tinha para você. 


" No Momento em que você conheçe a Deus, voçê conheçe a si mesmo. "