NOSSA PADROEIRA

NOSSA PADROEIRA
Nossa Senhora da Conceição

Rádio Católica de Macaiba

Horário de Atendimento na Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial

Atendimento na Secretaria Paroquial
  • Segunda à Sexta - 08h às 14h
  • Sábados - 08h às 12h
Com: Jauva Pereira e Lidiane - Atendimento
Luzemberg - Auxiliar Administrativo
Ana Camyla - Atendente Financeiro
Odete - A. S. G.
Maria das Dores - Sacristã



Atendimento do Pároco - Pe. Francisco de Assis de Melo Barbosa
  • Quarta, Quinta e Sexta - 08h às 12h

Informações
  • Telefone da Paróquia: (84) 3271-1252
  • E-mail:paroquiademacaiba@hotmail.com

AVISO

VOCÊ COORDENADOR, AGENTE DE PASTORAL, COMUNIDADE OU DE GRUPO, que gostaria de ter noticia de sua pastoral, comunidade ou grupo no nosso Blogger, deixe na Secretaria da Paróquia com JAUVA, LIDIANE ou ANA CAMYLA, para entregar aos AGENTES DA PASCOM até a quinta-feira pela manhã.

Vamos divulgar o nosso Blogger. Seja um canal de evangelização em nossa Paróquia.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Casa Lar Nossa Sra. da Conceição

A Casa Lar Nossa Senhora da Conceição, instituição não governamental, sem fins lucrativos, é parte integrante da dimensão social da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Macaíba/RN, através da Pastoral do Menor.
Fundada em 26 de agosto de 2006, sob Coordenação da Professora Maria Nilbaneide Pereira Palhares e o apoio do Padre Júlio César de Souza Cavalcante e de Dra. Viviane Xavier Ubarana, através de convêncio com a 2ª Vara Cível da Comaca de Macaíba/RN, vem suprir uma necessidade deste município na execução de Medidas Sócioeducativas em Meio Aberto e Medidas Proteção, trabalhando diretamente com adolescente em situação de risco pessoal e social.
     Possui Certificados de Ultilidade Municipal e Estadual, Registro no Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente e nos Conselhos de Assistência Social nos âmbitos Municipal e Estadual.
As parcerias atuais que possuímos são a Igreja Católica, Prefeitura Municipal através do Fundo da Infância (FIA), Poder Judiciário - 2ª Vara Cível e Ministério Público.
      O município de Macaíba/RN, transcorrido quinze anos de vigência do ECA, não contava com qualquer Projeto ou Programa destinado a ordenar e dar efetividade à execução de medidas de proteção e sócioeducativos destinados a adolescentes autores de atos infracionais, em situações de risco pessoal e social, e egressos.
     O Projeto de Execução de Medidas Sócioeducativas em Meio Aberto "Olhai por Nós", vem sendo desenvolvido desde 2005, foi abraçado pela Casa Lar Nossa Senhora da Conceição em maio de 2006, data de sua fundação. Tem como público alvo adolescentes de 12 a 18 anos, objetivando possibilitar a execução das Medidas Sócioeducativas em Meio Aberto e Medidas de Proteção, a assistência aos adolescentes sob Medida de Privação de Liberdade, aos egressos e aos familiares, encaminhados pelo Conselho Tutelar deste município, pela 1ª Promotoria da Comarca de Macaíba e pelo Juízo da 2ª Vara Cível desta Comarca.
Todas as ações são desenvolvidas em consonância com os princípios e diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Sócioeducativo (SINASE). 


AVISO PAROQUIAL

Queridos Paroquianos, em breve estaremos colocando em nosso Blog, a agenda de Missas da Paróquia . Zona Urbana e Zona Rural . Em Breve .




Pascom Macaíba

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Coroinhas Realizam Adoração.

No último Domigo (13), os coroinhas e coroetes acompanhados pela equipe de coordenação do grup, realizaram na Igreja Matriz a 1ª Adoração do Grupo a Jesus na Eucaristia . A Adoração Ocorreu logo após a Santa Missa na Capela do Santíssimo . Foi um momento muito bonito para a vida do grupo, relata o coordenador Diego . Confia as Fotos :


Grupo de Coroinhas da Igreja Matriz



Retiro dos Coroinhas em 2010



Adoração a Jesus em 13/02/2011



Adoração a Jesus em 13/02/2011


Adoração a Jesus em 13/02/2011


Adoração a Jesus em 13/02/2011


Fotos : Diego - Coordenador dos Coroinhas 

CF 2011 : Hino e Oração

Hino
Composição: Pe. José Antônio de Oliveira / Casimiro Nogueira

1. Olha, meu povo, este planeta terra:
Das criaturas todas, a mais linda!
Eu a plasmei com todo amor materno,
Pra ser um berço de aconchego e vida. (Gn 1)

Nossa mãe terra, Senhor,
Geme de dor noite e dia.
Será de parto essa dor?
Ou simplesmente agonia?!
Vai depender só de nós!
Vai depender só de nós!

2. A terra é mãe, é criatura viva;
Também respira, se alimenta e sofre.
É de respeito que ela mais precisa!
Sem teu cuidado ela agoniza e morre.

3. Vê, nesta terra, os teus irmãos. São tantos...
Que a fome mata e a miséria humilha.
Eu sonho ver um mundo mais humano,
Sem tanto lucro e muito mais partilha!

4. Olha as florestas: pulmão verde e forte!
Sente esse ar que te entreguei tão puro...
Agora, gases disseminam morte;
O aquecimento queima o teu futuro.

5. Contempla os rios que agonizam tristes.
Não te incomoda poluir assim?!
Vê: tanta espécie já não mais existe!
Por mais cuidado implora esse jardim!

6. A humanidade anseia nova terra. (2Pd 3,13)
De dores geme toda a criação. (Rm 8,22)
Transforma em Páscoa as dores dessa espera,
Quero essa terra em plena gestação!


Escute o Hino da CF 2011 : 


Oração
Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tendes por todos nós.
Pecadores que somos não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.




Campanha da Fraternidade 2011

Caros Paroquianos, aqui está a primeira Postagem feita pelo Pe. Jonerikson, dentro do Projeto : Formação com Pe. Jonerikson.
 
Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta
Lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)

Os Cristãos e o Meio Ambiente.

A Campanha da fraternidade de 2011 “Fraternidade e a Vida no Planeta”, com o lema: “A criação geme em dores de parto (Rm 8,22), apresenta-nos um assunto de grande importância para toda a humanidade. Ela aborda o tema do aquecimento global e das mudanças climáticas. Independente de credo ou religião, todos dependem dessa vida no planeta pra poder viver. Nossa vida está intimamente relacionada à vida no planeta. Desse modo todos nós somos responsáveis no cuidado com o meio ambiente.
Para nós cristãos, fica uma grande responsabilidade, pois os nossos atos cristãos não podem se limitar unicamente ao aspecto da fé, devoções e praticas religiosas separando-nos da vida do dia a dia. A vida do cristão deve ser plena, inclusive com relação à natureza.
Nós que professamos que Deus é o Criador do universo e Senhor da Vida temos maior responsabilidade perante a criação. A bondade de Deus continua presente na sua criação, e essa, como qualquer ser vivo, precisa ser cuidada e preservada. Partindo do principio de que Deus fez todas as coisas, então podemos concluir que os filhos de Deus têm o dever de zelar pelo meio ambiente, com toda responsabilidade. “O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden, para cultivar o solo e o guardar” (Gn 1,15).
A economia, e o seu desenvolvimento, também estão relacionados ao meio ambiente, e este está relacionado à vida. Portanto é licito ao homem exercer um governo responsável sobre a natureza para guardá-la, fazer frutificar e cultivar, inclusive com formas novas e tecnologias avançadas, para que pessoa acolher e alimentar a população que habita no planeta, sem se esquecer das novas gerações, que também dependerão da natureza para a sua subsistência.
É importante que saibamos administrar os recursos naturais e humanos de maneira colaborativa e responsável, para que não venhamos a sucumbir em meio ao caos ambiental que provoca a escassez e o sofrimento. Não precisamos destruir para produzir, degradar para desenvolver ou esgotar para explorar. Hoje já se falam na existência de 50 milhões de “migrantes do clima”, por isso, é urgente buscar melhores condições para nosso planeta. Sobretudo, porque, o aquecimento global e as mudanças climáticas exigirão mais sacrifícios dos mais pobres e menos protegidos.
Para a Camapanha da Fraternidade deste ano, a Igreja no Brasil propõe como objetivo geral: “contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global a das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates a ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta”.
Para atingir este objetivo, são propostos os seguintes objetivos específicos:

 Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implantações éticas.
 Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global.
 Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário.
 Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.

Para isso serão adotadas as seguintes estratégias:

 Mobilizar pessoas, comunidades; Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global.
 Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referencia no relacionamento com o meio ambiente.
 Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.
 Como todos os anos todos os temas serão trabalhados através do método VER, JULGAR e AGIR.

A Igreja, em sua missão de promover a vida, convida-nos a pensar numa forma mais fraterna de tratar os seres vivos da nossa e de outras espécies, de quem depende nossa sobrevivência e por quem temos a responsabilidade de zelar.
 


 
 
 
 
Por: Pe. Jonerikson Gomes da Silva
Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Macaíba / RN.
Fonte: Editora Ave Maria e Manual da CF 2011

Formação com Pe. Jonerikson

A Partir de Hoje o Blog estará contando com Editoriais escritos pelo Padre Jonerikson . Então Aproveitem esta Oportunidade de Concerem Melhor as Festas, Comemorações e Regras da Nossa Igreja .