NOSSA PADROEIRA

NOSSA PADROEIRA
Nossa Senhora da Conceição

Rádio Católica de Macaiba

Horário de Atendimento na Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial

Atendimento na Secretaria Paroquial
  • Segunda à Sexta - 08h às 14h
  • Sábados - 08h às 12h
Com: Jauva Pereira e Lidiane - Atendimento
Luzemberg - Auxiliar Administrativo
Ana Camyla - Atendente Financeiro
Odete - A. S. G.
Maria das Dores - Sacristã



Atendimento do Pároco - Pe. Francisco de Assis de Melo Barbosa
  • Quarta, Quinta e Sexta - 08h às 12h

Informações
  • Telefone da Paróquia: (84) 3271-1252
  • E-mail:paroquiademacaiba@hotmail.com

AVISO

VOCÊ COORDENADOR, AGENTE DE PASTORAL, COMUNIDADE OU DE GRUPO, que gostaria de ter noticia de sua pastoral, comunidade ou grupo no nosso Blogger, deixe na Secretaria da Paróquia com JAUVA, LIDIANE ou ANA CAMYLA, para entregar aos AGENTES DA PASCOM até a quinta-feira pela manhã.

Vamos divulgar o nosso Blogger. Seja um canal de evangelização em nossa Paróquia.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Batismo do Senhor

Neste Domingo, a liturgia da igreja celebra o " Batismo do Senhor " . Entedamos um pouco o que é esta solenidade :

Ele passou fazendo o bem”
Revelação do Batismo
A festa do Batismo de Jesus é densa de ensinamentos sobre Jesus e sua missão, como também sobre nosso batismo. Jesus não precisava ser batizado pois o Batismo de João era para a conversão. Jesus não necessitava. Mas, ao ser batizado por João, assume sobre si toda a iniqüidade da humanidade e santifica as águas, para que o seu futuro batismo purifique dos pecados e dê o Espírito Santo. Nesse momento de entrega de Jesus ao mundo para a redenção, o Pai o declara: “Este é o meu Filho amado no qual ponho todo o meu agrado” (Mt 3,17). Sobre Ele envia o Espírito Santo que será seu guia. Ele caminhará na força do Espírito. As ações de Jesus, sua intimidade com o Pai, seu poder de curar são sempre movidas pelo Espírito, como lemos, logo a seguir ao batismo: “Então Jesus, foi levado pelo Espírito para o deserto para ser tentado pelo diabo” (Mt 4,1). O Filho amado é o servo que implantará a justiça, será centro de aliança do povo e luz das nações (Is 42,6). Sua palavra é revelação do Pai e de seu Reino. Ao ser batizado, está revelando que será necessário passar pelas águas para ser filho e ungido pelo Espírito, como Ele o foi. Depois que Jesus sai das águas, abrem-se os céus. Ele é o caminho para o Céu de onde vem a voz do Pai e é enviado o Espírito. O batismo que João dá a Jesus não é o que recebemos, pois Jesus batiza no Espírito. Seu batismo é sua consagração para a missão: uma missão universal, pois Deus não faz distinção de pessoas, como explica Pedro a Cornélio, o pagão fiel (At 10,34). Sua missão é fazer o bem sob a unção do Espírito: “Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio” (38). Cada cristão é o filho amado do Pai que exerce uma missão de amor, força transformadora do Reino, no qual se pratica o bem.
Ungido para evangelizar os pobres
Esse batismo revela-nos a missão do Filho. Deus o unge com o Espírito para a missão de anunciar a Palavra. Este anúncio é para a redenção de todo homem e do homem todo, pois Jesus não só pregava, mas confirmava com os seus milagres, curando todo o tipo de doenças e enfermidades (Mt 4,24). Pedro diz que ele passou entre nós fazendo o bem. Uma bela lembrança. A missão do Filho é explicada por Isaias quando relata sobre o servo amado de Deus: “Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, para abrires os olhos aos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas” (Is 42,6-7). A unção batismal que recebemos, não é algo pessoal e íntimo, mas para o bem de todos. O Espírito estimula sempre os batizados à prática do bem e do amor aos necessitados.
Sejamos filhos de fato
A oração pós-comunhão convida a “ouvir o Filho amado de Deus para que, chamados filhos de Deus, nós o sejamos de fato”. A meta é caminhar como Jesus caminhou, fazendo o bem. Fica bem recordar que nosso batismo é uma fonte que jorra sem parar, não um ato do passado.  Ele é a porta de entrada no Reino de Deus, dele nascem os demais sacramentos e a vida cristã. É o momento de renovar nossa opção fundamental, aprofundar o amor que o Pai nos dedica como a filhos amados – como o seu Dileto Filho, e nos dispor à missão que o Espírito nos confere na Igreja e no mundo. A missão acontece em uma comunidade na qual somos inseridos para nela fazer o bem.
Leituras: Isaias 42,-4.6-7;Salmo 28; Atos 0,34-38; Mateus 3,13-17.
Ficha:
1. A festa do Batismo é densa de ensinamentos sobre Jesus e sua missão. Ele não precisava do batismo de João, pois é para a conversão. Mas Ele assume em si a iniqüidade do mundo e santifica as águas de nosso batismo. Seu batismo é a inauguração de seu ministério, sua unção pelo Espírito. O Pai declara todo seu amor por esse Filho e lhe põe o Espírito como guia. Este Filho amado é o servo que implantará a justiça, será centro da aliança e luz das nações. Sua missão de fazer o bem é universal.
2. Esse batismo revela-nos a missão do Filho. Deus o unge com o Espírito para o anuncio da Palavra para a redenção de todo homem e do homem todo. Sua missão está voltada para os necessitados. A unção batismal que recebemos não é algo intimista, mas para a prática do bem, sobretudo aos necessitados.
3. A oração pós-comunhão convida a ouvir o Filho amado para que chamados de filhos de Deus, nós o sejamos de fato, caminhando como Ele caminhou. Do batismo nascem os outros sacramentos e toda a vida cristã. E o momento de renovar nossa opção cristã, de aprofundar o amor que o Pai nos dedica e de nos dispor à missão que o Espírito nos confere na Igreja. Esta missão acontece em uma comunidade, na qual fazemos o bem.
Carteira de identidade
A festa do Batismo de Jesus faz parte das celebrações da manifestação do Senhor (Natal, Epifania, Batismo, Apresentação aos discípulos (Caná e João).
Em seu Batismo, Jesus é manifestado a todo o povo e mostra:
Sua identidade: Filho amado do Pai;
Sua profissão: anunciar, pois o Pai diz: Escutai-o;
Seu endereço: onde se faz o bem, coraçaõ de cada um de nós ;
Seu time: 12 homens , chamados, apóstolos. Aquele que me Segir não andará nas trevas .
Nosso registro de batismo traz esses dados. Vamos dar uma conferida, para ver se realmente temos a mesma identidade dele

Fonte : Editora Santúario 

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Reflexão da Semana : Vocação



Vocação: chamado de Deus





Vocação significa chamado: Alguém chama e alguém é chamado. Há uma ligação íntima entre aquele que vocaciona e aquele que é vocacionado ou chamado. Quem vocaciona dá a vocação e alimenta a chama do vocacionado.

A vocação, sem a qual nenhuma outra nos enriqueceria, é o chamado a existir, à vida. A vida humana, segundo a Palavra revelada, é dom sagrado, precioso e sublime do amor de Deus. Eis o que afirma a Bíblia: Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança". (Gen 1)
A Bíblia ratifica a Vocação à vida humana como Dom de Deus a cada pessoa e diz categoricamente que "o Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente" (Gen 2,7).
A imagem bíblica deixa clara a procedência da vida humana, matéria trabalhada pelas mãos do criador e pelo sopro vivificante do Espírito de Deus moldando à criatura humana em uma unidade perfeita, distinta e diferente Dele, mas criada à sua imagem e semelhança.
Somos chamados à vida, ou seja, a sua, a minha, as nossas vidas são dons de Deus, nós apenas as recebemos da gratuidade de seu amor. Mas... vida dada, vida recebida, o que fazer com a vida? Só temos uma vida e precisamos usá-la bem.
É necessário canalizá-la, a partir da nossa liberdade, iluminada pela fé e em diálogo com a Igreja, para objetivos que discernimos como "a vontade de Deus para nós" .Vocação é um desígnio pessoal do amor de Deus para cada pessoa. Quando Deus nos chamou à vida, no seu coração de Pai, Ele já guardava desde toda a Eternidade um estado de vida, uma graça para enriquecer a pessoa e enviá-la à missão.

Vocação e missão se encontram estreitamente ligados. Por isso, o que importa é discernir a vontade de Deus e abraçá-la. Se esta for o casamento, vamos assumí-la, se for o sacerdócio ou a vida religiosa ou mesmo consagrados como casados, assumamos a postura de Maria: "Faça-se em mim segundo a vossa Palavra"( Lc 1, 38 ).
Na grande vocação cristã há um chamado de Deus dirigido a todos: "sede santos porque eu sou Santo". No Novo Testamento está escrito "a vontade de Deus é a vossa santificação". Religiosos, padres e leigos vocacionados, são chamados antes de tudo à santidade.
Jesus nos ilumina para discernir a vontade de Deus, propondo o caminho do amor: "A quem me ama eu me manifestarei". A vocação à santidade é para todos, ninguém está excluído. No céu entra quem, aceitando o chamado de Deus, se deixa conduzir pelo Espírito Santo e se assemelha, no coração e na prática da vida, a Jesus, aqui na terra.
Mas, vocação, no caminho da Igreja, é chamado de Deus, graça que enriquece o batizado e o convida para uma consagração e uma missão. O primado do ser sobre o ter é o reconhecimento do sentido da vida como o chamado do amor gratuito de Deus, como dom livre e responsável de si mesmo aos outros em Cristo e na atitude evangélica de serviço de Maria. Não fostes vós que me escolhestes mas eu que vos escolhi" (Jo 15,16).
Vocacionados ao sacerdócio, à vida religiosa sob os mais diversos carismas são sempre pessoas amadas pessoalmente por Deus e candidatos à consagração. Ainda hoje Deus continua chamando. Qual sua resposta a Jesus que te chama?
Fonte: cancaonova.com

1 Ano em Macaíba

Nesta Quinta Feira, os padres Assis e Jonerikson , completaram um ano de trabalhos em Macaíba .
Eles Assumiram a Paróquia no dia 06 de Janeiro de 2010 . O Padre Assis vindo da Paróquia de Ceará-Mirim e o padre Jonerikson vindo da Paróquia de Touros . Foi um ano de intenso trabalho na paróquia , de vários eventos .

Aniversário do Pe. Jonerikson Gomes

Nesta Última Quarta Feira ( 05 ), o Pe. Jonerikson , Vigário Paroquial de Macaíba , celebrou mais um aniversário , o primeirocom a comunidade paroquial de Macaíba. A Santa Missa Ocorreu às 6:30 da manhã na igreja matriz de nossa senhora da conceição .
O Pe. Jonerikson nasceu no dia 05 de Janeiro de 1971 , em Natal - Rn .
A Igreja Católica Apóstolica Romana , o tornou sacerdote no dia 25 de Abril de 2002 .

Pe. Jonerikson , Parabéns de todos que fazem a Paróquia de Macaíba .

Alguns Padres Que Participaram na Festa da Padroeira




















































































Postado Por : Pascom  Macaíba .