NOSSA PADROEIRA

NOSSA PADROEIRA
Nossa Senhora da Conceição

Rádio Católica de Macaiba

Horário de Atendimento na Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial

Atendimento na Secretaria Paroquial
  • Segunda à Sexta - 08h às 14h
  • Sábados - 08h às 12h
Com: Jauva Pereira e Lidiane - Atendimento
Luzemberg - Auxiliar Administrativo
Ana Camyla - Atendente Financeiro
Odete - A. S. G.
Maria das Dores - Sacristã



Atendimento do Pároco - Pe. Francisco de Assis de Melo Barbosa
  • Quarta, Quinta e Sexta - 08h às 12h

Informações
  • Telefone da Paróquia: (84) 3271-1252
  • E-mail:paroquiademacaiba@hotmail.com

AVISO

VOCÊ COORDENADOR, AGENTE DE PASTORAL, COMUNIDADE OU DE GRUPO, que gostaria de ter noticia de sua pastoral, comunidade ou grupo no nosso Blogger, deixe na Secretaria da Paróquia com JAUVA, LIDIANE ou ANA CAMYLA, para entregar aos AGENTES DA PASCOM até a quinta-feira pela manhã.

Vamos divulgar o nosso Blogger. Seja um canal de evangelização em nossa Paróquia.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Jovem Participa de Encontro Vocacional

O Jovem Elikson Medeiros, Participou neste último domingo do 1º Encontro Vocacional do Seminário de São Pedro. O Encontro foi realizado no Seminário São Pedro, na Av. Campo Sales em Natal, das 08:00 às 15:00hs.
O Encontro foi realizado pela equipe vocacional do seminário, juntamente com o reitor pe. Ajosenildo Nunes. Houve a Pregação do Pe. Aerton Sales (Vigário Geral da Arquidiocese) com o Tema : Chamado - Ponto e Partida.
Este já é o segundo ano de vocacionado de Elikson.

Elikson Medeiros - Vocacionado do Seminário São Pedro


Nossa Paróquia se Alegra e que possa surgir mais vocações em nosso meio paroquial.

Que a Imaculada Conceição, Exemplo de Vocação, possa abençoar e interceder por todos os vocacionados de nossa arquidiocese.

Jovens Não Tenhais Medo !!!

Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses do ventre de tua mãe, eu te consagrei e te constítui Profeta das Nações .
Jeremias 1,5

Eclesiologia . Doutrina da Igreja

A palavra IGREJA provém do grego ekklesia (assembléia). Entende-se por igreja a totalidade dos salvos em Cristo, dos que estão compromissados com a obra do Senhor, dos separados (santos) pela aceitação de Jesus como Senhor e Salvador. A Igreja é aqui na terra o Corpo Místico de Cristo. Nesta acepção, é chamada Igreja invisível, a que tem vida interior espiritual. Cristo é a cabeça desse corpo. Dá-se o nome de Igreja Local ao grupo de pessoas ­ chamadas de membros - unidas na mesma fé em Cristo Jesus, que se reúnem regularmente em determinado lugar, sob a coordenação e direção de um chefe espiritual. Neste caso, chama-se Igreja visível, ou seja, a igreja institucional, organizada, formal, terrena. Individualmente, o membro da igreja não é igreja. O termo “Igreja” foi mencionado pelo Salvador em duas ocasiões:
1) “E também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Marcos 16.18). “Tu és Pedro” (“petros”, palavra grega designativa de pequenos blocos rochosos, fragmentos de rocha, pedras pequenas, pedras de arremesso). “Sobre esta pedra (“petra”, rocha grande e firme). Logo, a Igreja seria firmada sobre a Rocha. Jesus é a “petra”, a Rocha sobre a qual Sua Igreja está edificada (Daniel 2.34; Efésios 2.20; Atos 4.11; Romanos 9.33; 1 Coríntios 10.4; 1 Pedro 2.4). Se a Igreja é o corpo de Cristo, Pedro não poderia ser o cabeça da Igreja. A cabeça desse corpo é o Senhor Jesus (Efésios 1.22-23; Colossenses 1.18).
2) “E, se não as ouvir [as testemunhas] dize-o à Igreja; e, se também não ouvir a Igreja, considera-o como gentio e cobrador de impostos” (Mateus 18.17). Entre Cristo e a Igreja existe plena comunhão (Mateus 18.20; Marcos 16.15-18).
A Igreja Católica define-se pelas palavras do Credo Niceno-Constantinopolitano, como:
  • SANTA  por causa da sua ligação única com Deus, o seu Autor, porque "o Espírito Santo vivificou-a com a caridade" e porque ela é a "Esposa de Cristo"; também porque ela, através dos sacramentos, tem por objectivo santificar, purificar e transformar os fiéis, reunindo-os todos para o seu caminho de santificação, cujo objectivo final é a salvação, que consiste na vida eterna, na realização final do Reino de Deus e na obtenção da santidade.
  • CATÓLICA  porque a Igreja é universal e está espalhada por toda a Terra; é portadora da integralidade e totalidade do depósito da fé; "leva e administra a plenitude dos meios" necessários para a salvação" (incluindo os sete sacramentos), dados por Jesus à sua Igreja; "é enviada em missão a todos os povos, em todos os tempos e qualquer que seja a cultura a que eles pertençam"; e nela está presente Cristo.
  • APOSTÓLICA  porque ela é fundamentada na doutrina dos Apóstolos cuja missão recebeu sem ruptura. Segundo a Doutrina Católica, todos os Bispos da Igreja são sucessores dos Apóstolos e o Papa, Chefe da Igreja, é o sucessor de São Pedro ("Príncipe dos Apóstolos"), que é a pedra na qual Cristo edificou a sua Igreja.


Além disso, a Igreja,  entre os seus inúmeros nomes, também é conhecida por:
  • Corpo de Cristo porque os católicos acreditam que a Igreja não é apenas uma simples instituição, mas um corpo místico constituído por Jesus, que é a Cabeça, e pelos fiéis, que são membros deste corpo único, inquebrável e divino. Este nome é assente também na fé de que os fiéis são unidos intimamente a Cristo, por meio do Espírito Santo, sobretudo no sacramento da Eucaristia. A Igreja Católica acredita que os cristãos não-católicos também pertencem, apesar de um modo imperfeito, ao Corpo Místico, visto que tornaram-se uma parte inseparável d'Ele através do Batismo - constituindo assim numas das bases do ecumenismo actual. Ela defende também que muitos elementos de santificação e de verdade estão também presentes nas Igrejas e comunidades cristãs que não estão em plena comunhão com o Papa.
  • Esposa de Cristo porque o próprio Cristo "Se definiu como o «Esposo» (Mc 2,19) que amou a Igreja, unindo-a a Si por uma Aliança eterna. Ele entregou-se a Si mesmo por ela, para a purificar com o Seu sangue, «para a tornar santa» (Ef 5,26) e fazer dela mãe fecunda de todos os filhos de Deus"
  • Templo do Espírito Santo porque o Espírito Santo reside na Igreja, no Corpo Místico de Cristo, e estabelece entre os fiéis e Jesus Cristo uma comunhão íntima, tornando-os unidos num só Corpo. Para além disso, Ele guia, toma conta e "edifica a Igreja na caridade com a Palavra de Deus, os sacramentos, as virtudes e os carismas".




Pe.Jonerikson Gomes
Vigário Paroquial
Macaiba.