NOSSA PADROEIRA

NOSSA PADROEIRA
Nossa Senhora da Conceição

Rádio Católica de Macaiba

Horário de Atendimento na Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial

Atendimento na Secretaria Paroquial
  • Segunda à Sexta - 08h às 14h
  • Sábados - 08h às 12h
Com: Jauva Pereira e Lidiane - Atendimento
Luzemberg - Auxiliar Administrativo
Ana Camyla - Atendente Financeiro
Odete - A. S. G.
Maria das Dores - Sacristã



Atendimento do Pároco - Pe. Francisco de Assis de Melo Barbosa
  • Quarta, Quinta e Sexta - 08h às 12h

Informações
  • Telefone da Paróquia: (84) 3271-1252
  • E-mail:paroquiademacaiba@hotmail.com

AVISO

VOCÊ COORDENADOR, AGENTE DE PASTORAL, COMUNIDADE OU DE GRUPO, que gostaria de ter noticia de sua pastoral, comunidade ou grupo no nosso Blogger, deixe na Secretaria da Paróquia com JAUVA, LIDIANE ou ANA CAMYLA, para entregar aos AGENTES DA PASCOM até a quinta-feira pela manhã.

Vamos divulgar o nosso Blogger. Seja um canal de evangelização em nossa Paróquia.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Papa nomeia novo bispo para Campina Grande

E-mailImprimirPDF
Fr._Manoel_Delson_Pedreira_da_CruzO Santo Padre, o papa Bento XVI, transferiu na manhã de hoje, 8 de agosto, o bispo de Caicó (RN), dom frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, para a diocese vacante de Campina Grande (PB).
Dom Manoel nasceu Biritinga (BA) em 1954. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário São Francisco de Assis, em Nova Veneza (SP). Tem mestrado em Ciência da Comunicação, na Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma, e licenciatura em letras pela Universidade Católica de Salvador (BA).
O novo bispo de Campina Grande foi ministro provincial em Salvador (1998 e 2001) e exerceu o cargo de Definidor Geral para a América Latina junto à cúria geral dos Capuchinhos (2002 a 2006).
Seu lema episcopal é “Ide aos meus irmãos” (Jo 20,17).

quarta-feira, 8 de agosto de 2012


Vocação Sacerdotal

E-mailImprimirPDF
Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberab
a
O mês de agosto é identificado por nós como o “Mês das Vocações”, refletindo o compromisso que cada cristão tem em relação ao seu batismo. Daí brota o compromisso vocacional, fruto da participação no sacerdócio de Jesus Cristo. Esta participação pode ser em nível de sacerdócio batismal ou ministerial, fato que acontece no sacramento da ordem.
No primeiro domingo olhamos para a figura do padre, para aquele que tem uma missão bem precisa e estritamente sobrenatural, porque o chamado é feito pelo próprio Deus. A escolha não é do vocacionado, mas do próprio Cristo, de forma especial e totalmente voltada para a missão na vida da Igreja.
A vocação é uma ação gratuita, é um presente de Deus e dentro das nossas possibilidades.  Deus não exige o impossível e dá a sua graça a quem Ele convida. Foi o que aconteceu na escolha dos apóstolos, todos chamados pelo nome, pessoas simples, alguns pescadores, fazendo deles “pescadores de homens” e verdadeiros missionários.
A resposta ao chamado não é uma ação simplesmente humana, porque a iniciativa não é nossa. O vocacionado tem que contar com a presença revitalizadora de Deus dando a dimensão da responsabilidade que sinaliza a ação da Igreja no mundo. Cada vocacionado age em nome da Igreja como instrumento do Reino.
Ao voltar para junto do Pai, Cristo quis contar com os sacerdotes para continuar sua missão no mundo. Isto tem acontecido em todos os tempos da história da Igreja e dos povos, sendo uma presença de sinal do sagrado e da construção de uma cultura mais humana e cristã, dando o perfil sacramental da comunidade cristã.
Ser padre pode ser um peso para a pessoa vocacionada, mas é uma vocação que deve ser assumida com determinação e plena liberdade. Deus não força ninguém ao dar a sua resposta. Ele faz a proposta e espera de nós uma resposta pessoal, consciente e natural, em vista do bem da humanidade e da construção da sociedade cristã de acordo com a Igreja e Jesus Cristo.

Os Papas e os Jogos Olímpicos

E-mailImprimirPDF
OlimpiadasO interesse mundial pelas Olimpíadas da Era Moderna não poderia ser ignorado pela Igreja. O primeiro testemunho disso encontra-se nas palavras dos Papas. De Atenas 1896 a Londres 2012, quando os Jogos se aproximavam, os Pontífices dedicaram amplas reflexões às Olimpíadas e também à visão cristã do esporte.
Durante a audiência do Papa João XXIII aos atletas de 83 nações que vieram a Roma para as Olimpíadas de 1960, teria início a série de reflexões: “Ao longo das competições olímpicas vocês darão a todos um exemplo de competição saudável, sem inveja e espírito de discórdia, na luta que mostrará a constância e alegria serenas, modesta vitória, também, nos sucessos, as dificuldades tenazes e vocês se revelarão verdadeiros atletas e verão nos inúmeros espectadores a verdade do velho provérbio: “Mente sã, corpo são”. (Audiência aos atletas olímpicos, 24 de agosto de 1960)

Foi um conselho paterno, quase como de um sábio treinador aquele do “Papa Bom”, mas pleno de uma admiração análoga àquela que mostrará Paulo VI, em julho de 1976, quando as Olimpíadas de Montreal haviam apenas começado.

“Que a esfera das virtudes naturais entre naquela dos exercícios físicos e confira a eles um valor humano superior, aquele moral, até atingir aquele social, internacional, fazendo das Olimpíadas uma celebração da amizade entre os povos, uma festa de paz” (Ângelus, 18 de julho de 1976).

O jovem João Paulo II não perdera a oportunidade de oferecer uma leitura cristã do esporte. Mas a sua visão fora mais próxima aos nossos tempos, na qual a exaltação das virtudes esportivas e a denúncia daquilo que poderia colocá-las em risco são lados da mesma medalha. O ano é 1982 e diante do Papa estão os líderes do Comitê Olímpico Internacional.

“Como manifestação do agir do homem, o esporte deve ser uma escola autêntica e uma experiência contínua de lealdade, sinceridade, fair-play, sacrifício, coragem, tenacidade, solidariedade, desinteresse, respeito! Quando, nas competições esportivas, vencem a violência, a injustiça, a fraude, a sede de vitória, as pressões econômicas e políticas, as discriminações, então o esporte passa a ser um instrumento de força e dinheiro”. (Discurso ao Comitê Olímpico Internacional, 27 de maio de 1982).

O mais recente, claro, é aquele de Bento XVI durante o Ângelus de 22 de julho último.

“As Olimpíadas são o maior evento esportivo mundial ao qual participam atletas de muitíssimas nações e, como tal, reveste-se de um forte valor simbólico. Por isso a Igreja Católica olha para as Olimpíadas com particular simpatia e atenção. Rezemos para que, de acordo com a vontade de Deus, os Jogos de Londres sejam uma verdadeira experiência de fraternidade entre os povos da Terra”.
Arquidiocese celebrará missa em memória do Cardeal Sales
 
A Arquidiocese de Natal celebrará missa por ocasião do 30º dia de falecimento do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales. A celebração acontecerá na próxima quinta-feira, dia 9 de agosto, às 16h30, na Catedral Metropolitana, e será presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.
Dom Eugênio foi bispo auxiliar de Natal, no período de 1954 a 1961. Em 1962 foi nomeado Administrador Apostólico da Arquidiocese, função que exerceu até 1965, quando foi transferido para a Arquidiocese de Salvador (BA) e, depois para o Rio de Janeiro. Ele era irmão do Arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales.
Foto: José Bezerra
 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ACONTECEU NESTE DOMINGO DIA 05/08, NA MISSA DA NOITE A ACOLHIDA AO NOVO VIGÁRIO PAROQUIAL O PADRE CIDINEI FIRMINO, COM A PRESENÇA NO PE. ASSIS O PÁROCO DE MACAIBA, O VIGÁRIO EPISCOPAL PARA A REGIÃO NORTE, O PÁROCO DE CEARÁ MIRIM, O VIGÁRIO PAROQUIAL DE CEARÁ MIRIM PE. JOÃO MARIA, PE. HELENILDO MARQUES NOVO PÁROCO DE TAIPU, OS DIÁCONOS: EMANUEL (CEARA MIRIM), HÉLIO (MACAIBA), O ACÓLITOS INSTITUIDOS, LUCEMARIO, RICARDO E SERGIO,  A IGREJA MATRIZ FICOU CHEIA COM OS PAROQUIANOS DE MACAIBA E CEARA MIRIM. NO FINAL AS HOMENAGEM FOI FEITO UM AGENTE DE PASTORAL DE CEARÁ MIRIM, MARCELO AUGUSTO FEZ UM RESUMO DO MUNICIPIO E DA PAROQUIA DE MACAIBA, PE. BIANOR AGRADECEU PELO TEMPO QUE ELE PASSOU EM CEARÁ MIRIM, O PE. CIDINEI AGRADECEU AO POVO DE CEARÁ MIRIM PELO TEMPO E O POVO DE MACAIBA PELA ACOLHIDO INFORMANDO QUE ESTAVA DISPOSTO PARA O TRABALHO, O PE. ASSIS DISSE QUE O TRABALHO ERA MUITO E DEU A BENÇÃO FINAL.
APOS A MISSA E OS CUMPRIMENTOS, HOJE UM JANTAR PARA OS PADRES SEMINARISTAS E DIACONOS, FUNCIONÁRIOS E CONVIDADOS.

PE. CIDINEI SEJA BEM VINDO A ESTA PARÓQUIA DA QUAL JA TEVE PESSOAS ILUSTRES: PE. AMORIM, O PE. CHACOM, O BISPO D. ADELINO (BISPO DE CAICO), PE. ALCIDES, PE. SEVERINO RAMALHO, ALEXANDRINO SUASSUNA E OUTROS, NÃO ESQUECENDO QUE D. JOAQUIM MOROU EM MACAIBA.