NOSSA PADROEIRA

NOSSA PADROEIRA
Nossa Senhora da Conceição

Rádio Católica de Macaiba

Horário de Atendimento na Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial

Atendimento na Secretaria Paroquial
  • Segunda à Sexta - 08h às 14h
  • Sábados - 08h às 12h
Com: Jauva Pereira e Lidiane - Atendimento
Luzemberg - Auxiliar Administrativo
Ana Camyla - Atendente Financeiro
Odete - A. S. G.
Maria das Dores - Sacristã



Atendimento do Pároco - Pe. Francisco de Assis de Melo Barbosa
  • Quarta, Quinta e Sexta - 08h às 12h

Informações
  • Telefone da Paróquia: (84) 3271-1252
  • E-mail:paroquiademacaiba@hotmail.com

AVISO

VOCÊ COORDENADOR, AGENTE DE PASTORAL, COMUNIDADE OU DE GRUPO, que gostaria de ter noticia de sua pastoral, comunidade ou grupo no nosso Blogger, deixe na Secretaria da Paróquia com JAUVA, LIDIANE ou ANA CAMYLA, para entregar aos AGENTES DA PASCOM até a quinta-feira pela manhã.

Vamos divulgar o nosso Blogger. Seja um canal de evangelização em nossa Paróquia.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dom Bosco : Pai e Mestre da Juventude

História e Vida

Dom Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815, no Piemonte, Itália. Filho caçula de três irmãos, teve em sua "Mamãe Margarida" um exemplo profundo de vida cristã que marcou profundamente seu espírito.Aos nove anos teve um sonho profético: pareceu-lhe estar no meio de uma multidão de crianças ocupadas em brincar; algumas delas, porém, proferiam blasfêmias. Joãozinho lançou-se, então, sobre os blasfemadores com socos e pontapés para fazê-los calar; eis, contudo, que se apresenta um personagem dizendo-lhe: "Deverás ganhar estes teus amigos não com bastonadas, mas com bondade e amor... Eu te darei a Mestra sob cuja orientação podes ser sábio, sem a qual, qualquer sabedoria se torna estultícia".O personagem era Jesus e a Mestra Maria Santíssima.Após esse sonho, Dom Bosco fez tudo para ficar próximo dos jovens, pois "se estão comigo, dizia à mamãe, não falam mal".
Desejando fazer-se padre para dedicar-se totalmente à salvação das crianças, enquanto trabalhava de dia,
passava as noites sobre os livros, até que, aos 20 anos, ingressou no Seminário de Chieri e, em 1841, foi ordenado Sacerdote em Turim, aos 26 anos. Turim, naqueles tempos, estava cheia de jovens pobres em busca de trabalho, órfãos ou abandonados, expostos a muitos perigos para a alma e para o corpo. Dom Bosco começou a reuni-los aos domingos, às vezes numa igreja, outras num prado, ou ainda numa praça para fazê-los brincar e instruí-los no catecismo até que, após cinco anos de grandes dificuldades, conseguiu estabelecer-se no bairro periférico de Valdocco e abrir seu primeiro oratório. Os garotos encontravam ali alimento e moradia, estudavam e aprendiam uma profissão, mas sobretudo aprendiam a amar o senhor: São Domingos Sávio era um deles.

Em 30 de agosto, Dom Bosco tem o sonho-visão que se tornou símbolo da epopéia para a construção de Brasília. O Sonho de Dom Bosco, como viria a ser conhecido, só se tornou realmente importante nas últimas decisões de Juscelino e Israel Pinheiro para manter o projeto da nova capital no paralelo 15º. A Israel Pinheiro, devoto de Dom Bosco, foi apresentada a profecia que ele desconhecia, por intermédio do prefeito de Goiânia, interessado juntamente com o Governador de Goiás, em preservar a proposta original da transferência da capital para Goiás.
Na sua visão, D. Bosco revela que foi arrebatado pelos anjos: "...entre os paralelos 15º e 20º graus, havia uma enseada bastante extensa e bastante larga, partindo de um ponto onde se formava um lago..."




 Sonho de Dom Bosco Sobre Brasília






Uma de suas recomendações foi esta: "Dizei aos jovens que os espero no paraíso...". Expirava em 31 de Janeiro de 1888, em seu pobre quartinho de Valdocco, aos 72 anos de idade. Em 1º de abril de 1934, foi proclamado santo pelo papa Pio XI, que teve a felicidade de conhecê-lo.


" Vem Dom Bosco Sonhador , Vem Conosco Caminhar "