O programa de atividades complementares do Papa Bento XVI durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 já foi concluído e inclui encontros com voluntários, jovens professores universitários, seminaristas, deficientes e religiosas.
A JMV 2011 acontece em Madri, capital da Espanha, entre os dias 16 e 21 de agosto. Essas atividades somam-se aos eventos principais, que acontecerão no entorno da Plaza de Cibeles e do aeródromo de Cuatro Vientos.
O coordenador geral da JMJ e Bispo auxiliar de Madri, Dom César Franco, agradeceu ao Santo Padre, que "aceitou generosamente todas as nossas propostas de encontros em que vão participar os jovens", afirmou.
O encontro do Papa com os jovens professores universitários acontece no Mosteiro de El Escorial. É habitual que Bento XVI reúna-se com representantes do mundo acadêmico em suas visitas pastorais, mas é a primeira vez que o faz durante uma Jornada Mundial. A diretora do Departamento de Cultura da JMJ, Carla Díez de Rivera, destacou que “este encontro mostra a predileção que tem o Papa pelo mundo universitário e da cultura, como já demonstrou com encontros similares na Alemanha, França e Inglaterra".
O Santo Padre também visitará a Fundación Instituto San José, um centro fundado em 1899, onde trata-se de pessoas com deficiências psíquicas e físicas, gerenciado pelo Irmãos de São João de Deus. Durante essa atividade, o Papa se encontrará, nos momentos prévios à celebração da Vigília de Cuatro Vientos, com uma representação dos deficientes que participarão da Jornada Mundial, além dos residentes do centro. A Ordem Hospitalar de São João de Deus está presente nos cinco continentes, com cerca de 320 centros, abarcando um extenso leque de atividades assistenciais.
O Bispo de Roma também se encontrará com seminaristas e religiosas. Para os primeiros, celebrará uma Missa na Catedral de la Almudena. Já o encontro com as jovens religiosas acontecerá no Pátio dos Reis do Mosteiro de El Escorial.
Como cume de sua viagem à Espanha, Bento XVI se reunirá com voluntários da JMJ no recinto para diversão IFEMA, como agradecimento a todos os que, durante estes dias, terão dado seu apoio incansável e desinteressado à organização da Jornada Mundial.
Atividades principais
Os atos complementares integram-se aos atos principais da JMJ, que serão presididos pelo Papa durante sua estadia em Madri.
Na quinta-feira, 18, à tarde, Bento XVI chega a Madri. Será celebrado um ato de boas vindas com jovens de todo o mundo, na Plaza de Cibeles, um dos lugares mais emblemáticos da cidade.
Na noite de sexta, 19, celebra-se a Via Crucis da JMJ, com 14 imagens de grande valor artístico e devocional, vindas de diferentes pontos da Espanha. A celebração será no Paseo de Recoletos, entre as Plazas de Cibeles e Colón.
No sábado, 20, e domingo, 21, serão celebrados os atos em que se espera maior número de participantes: a Vigília dos jovens (sábado) e a Santa Missa (domingo), no aeródromo de Cuatro Vientos. O local fica no sudoeste da cidade, a 8 quilômetros do centro de Madri. As instalações do histórico aeródromo já acolheram, em 2003, o encontro de João Paulo II com os jovens espanhóis, em sua última visita à Espanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário